AVISO IMPORTANTE
Todos os links colocados para download neste blog
foram encontrados gratuitamente em sites da internet.
Se algum interessado se sentir prejudicado, solicite
a retirada do link nos comentários da mensagem.
Atenciosamente
Blog Nosso Celular
Grupo para aficcionados em leitura através de links da internet.
![]() |
Participe do grupo clube do e-livro |
Visitar este grupo |
Grupo para debater, conversar, enviar e receber arquivos, sem spam e porno
![]() |
Participe do grupo cotidiano |
Visitar este grupo |
Ajude a manter o Blog
sábado, 28 de fevereiro de 2009
FILMES mais acusticos 3gp
Sertanejo - Joao Paulo e Daniel
Antonio Carlos Jobim - Canegie Hall 1994
Gilberto Gil - Som Brasil
Zé Ramalho - Canta Raul Seixas
Gal Costa Acustico 2002
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
3 gp Acusticos e desenho animado - Diversos
Mp3 Celular - Musica e humor
Alanis Morissette The Colection
Seleção de musica brasileira - samba,choro,bossa nova, tropicalismo
Humor - Raul Solnado
Humor - Raul Solnado
Humor - Raul Solnado
Humor - Raul Solnado
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
Mp3 para Celular - Marina Lima
Marina Lima - Proxima Parada 1989
Marina Lima - Virgem 1987
Marina Lima - Pierrot do Brasil 1998
Marina Lima - Desta Vida desta arte 1982
Marina Lima - Olhos Felizes 1980
Marina Lima - Registros Meia Voz 1996
Marina Lima - Marina Lima - 1991
Marina Lima - Abrigo - 1995
Marina Lima - Nos Primordios 2006
Marina Lima - Setembro 2001
NOTICIAS Telegent acaba de ganhar o Prêmio de Ouro da Juniper Research Future Mobile 2009
Empresa vence por sua enorme contribuição ao desenvolvimento da TV Móvel este ano e pela expectativa de um grande impacto no mercado futuro.
São Paulo – A Telegent Systems, empresa que tornou a televisão móvel, anunciou hoje que foi agraciada com o prêmio de Ouro na categoria TV Móvel do Prêmio Juniper Research Future Mobile 200. Além dela, foram premiadas, entre outras, a Apple e o Twitter.
Como provedora líder de tecnologia para a TV Móvel, a Telegent é totalmente focada em alta performance, baixo consumo de energia para a captação de TV analógica e digital. Além de ser a primeira e única empresa a oferecer imagens para TV móvel com alta qualidade. O desenvolvimento da empresa foi extremamente rápido com mais de 20 milhões de chips fornecidos nos últimos 2 anos. Recentemente, lançou um novo produto que possibilita a captação de TV em PCs, laptops e netbooks.
O júri do prêmio Juniper informou ser justo dizer que o progresso da Telegent – desenvolvendo sets de chips capazes de captar sinais de redes de televisão consumindo o mínimo de energia possível - fez a indústria de TVs móveis repensar sua estratégia na implementação de redes.
Mesmo que a Telegent não esteja sozinha na produção de chips, ela é com certeza a mais bem sucedida empresa de chips neste segmento permitindo que 20 milhões de consumidores possam assistir à TV de onde estiverem.
Weijie Yun, Presidente e CEO da Telegent Systems disse: "A Telegent adotou uma estratégia diferenciada de aproximação à industria da TV Móvel. Seu foco foi o de criar produtos que permitissem ao consumidor acessar programas que ele já conhecia seja através da TV analógica ou da digital. Ao se conectar à infraestrutura terrestre já existente, a Telegent permitiu que os fabricantes agregassem uma visibilidade global aos seus produtos e consumidores dando-lhes o acesso móvel aos seus programas favoritos em todo o mundo. Estamos extremamente gratos por este prêmio e pelo reconhecimento de uma instituição respeitada como a Juniper Research".
O prêmio Juniper Research Future Mobile é concedido às empresas que obtiveram progressos significativos em seu segmento de atuação ao longo do ano anterior e que, no futuro, deverão causar um impacto considerável no mercado.
Os prêmios foram concedidos por um grupo de jurados que levaram em consideração critérios como a inovação, a retenção e o crescimento de consumidores e do negócio, assim como a interface amigável, geração de resultados financeiros, preços competitivos para serviços de produtos e funcionalidades. Uma pequena lista com os nomes das empresas indicadas foi repassada pelo júri e debatida.
Outros premiados com Ouro e Prata foram para os games e as musicas em celulares da Apple e o Twitter para serviços UGC. | www.juniperresearch.com/futuremobileawards.htm#MTV4.
Perfil - A Telegent Systems é uma empresa líder no fornecimento de semicondutores CMOS de alta performance, com chip único que disponibiliza o acesso gratuito à televisão móvel através de telefones celulares, laptops, netbooks, dispositivos portáteis e eletrônicos de consumo. A tecnologia Telegent, além de possibilitar a recepção de televisão móvel, permite receber os sinais analógicos e digitais com performance e qualidade da imagem e sensibilidade inigualáveis em ambientes móveis e portáteis, baixo consumo de bateria e um design simplificado que integra ambas as funções de forma muito fácil. | www.telegent.com
NOTICIAS Gemalto alcança importante marco na decolagem da TV móvel
Cartão SIM da Gemalto para TV móvel é o primeiro a receber a certificação de segurança Smart Card Profile.
Mobile World Congress, Barcelona, fevereiro de 2009 – A Gemalto (Euronext NL0000400653 GTO), líder mundial em segurança digital, anunciou que seu cartão SIM para TV móvel UpTeq™ é o primeiro a obter a certificação de segurança que atende às diretrizes de segurança da SIMalliance. Essas diretrizes se aplicam aos produtos de televisão móvel OMA (Open Mobile Alliance) BCAST (Mobile Broadcast Services Enabler Suite) Smart Card Profile (SCP- Perfil de Cartão Inteligente). Essa certificação indica às operadoras de celular que o cartão SIM UpTeq da Gemalto para TV móvel oferece o alto nível de segurança exigido para a televisão digital móvel. Também marca um grande passo no avanço da decolagem da televisão móvel.
O OMA BCAST é um padrão de TV móvel reconhecido globalmente, projetado para facilitar a integração de um sistema de televisão móvel de ponta a ponta. Ele especifica um “Smart Card Profile” (SCP- Perfil de Cartão Inteligente), que é o padrão de Sistema de Acesso Condicional (CAS-Control Access System) baseado no cartão SIM. A SIMalliance definiu diretrizes de segurança com base na análise de segurança, na metodologia comum de segurança e na avaliação de terceiros em laboratório, e o cartão SIM UpTeq da Gemalto é o primeiro a atender a esses requisitos. A avaliação foi conduzida pelo centro de segurança LETI em Grenoble (França), membro da Information Technologies Security Evaluation Facilities (ITSEF).
“Agora a especificação OMA BCAST está pronta e é a escolha tecnológica certa para implantações bem-sucedidas. Ao atender às recomendações de segurança da SIMalliance, a Gemalto demonstra seu compromisso com o fornecimento de produtos com base em padrões e com um alto nível de segurança”, comentou Gabrielle Bugat, chefe do grupo de negócios de TV móvel da Gemalto. “Agora todas as condições de interoperabilidade e segurança necessárias foram atendidas para assegurar a decolagem do mercado de TV móvel nos próximos meses.”
Venha nos visitar no Congresso Internacional de Tecnologia Móvel, de 16 a 19 de fevereiro de 2009, em Barcelona, no estande 8A102, ou acesse nosso site para obter mais informações sobre nossa oferta para TV móvel. http://www.gemalto.com/telecom/upteq/mobile_tv.html
Perfil da Gemalto - A Gemalto (Euronext NL 0000400653 GTO) é líder mundial em segurança digital, com faturamento anual de €1,68 bilhão em 2008, tendo 10.000 funcionários em 75 escritórios, centros de pesquisa e desenvolvimento em 40 países.
A Gemalto está no centro de nossa sociedade digital em evolução. A liberdade de se comunicar, viajar, fazer compras, realizar operações bancárias, se divertir e trabalhar — a qualquer hora, em qualquer lugar — tornou-se parte integrante do desejo e das expectativas das pessoas, de um jeito que seja prático, agradável e seguro.
A Gemalto atende às crescentes demandas de bilhões de pessoas no mundo inteiro por conectividade móvel, proteção de identidade e de informações, segurança de cartão de crédito, serviços de transporte e de saúde, serviços eletrônicos de governo e segurança nacional. Nós fornecemos a governos, operadoras de telefonia celular, bancos e empresas uma ampla variedade de dispositivos pessoais de segurança, como módulos de identificação de assinante (SIM) em telefones celulares, cartões inteligentes de banco, passaportes eletrônicos e tokens USB para proteção de identidade on-line. Para completar a solução, nós também fornecemos softwares, sistemas e serviços para ajudar nossos clientes a atingirem suas metas.
Conforme o uso de softwares e dispositivos de segurança da Gemalto aumenta com o número de pessoas interagindo no mundo digital e sem fio, a empresa está estrategicamente posicionada para crescer nos próximos anos. | www.gemalto.com.br
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Deitel - Java - Como Programar - 6a Edicao BR Completo
Pasta para download:
Deitel - Java - Como Programar - 6a Edicao BR Completo
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
Apostilas_---_PHP_Curso_Video... .zip
Apostilas_---_PHP_Curso_Video... .zip
Download:
http://depositfiles.com/files/zct4uoxzz
LIVROS Livros_de_Java_-_J2ME.rar
Livros_de_Java_-_J2ME.rar
Download:
http://depositfiles.com/files/2woxnes6e
domingo, 15 de fevereiro de 2009
LIVRO Manual de java para celulares J2ME.pdf (5.99 MB)
Download link: Download
Google vai aceitar aplicativos pagos para o Android
Por Alexei Oreskovic
SAN FRANCISCO (Reuters) - O Google vai permitir que desenvolvedores vendam aplicativos para o seu sistema operacional Android, destinado a celulares, a partir da próxima semana nos Estados Unidos, em um esforço da companhia de buscas na Internet para expandir sua presença na arena dos smartphones, dominada hoje pela Apple.
A decisão do Google marca um passo importante na estratégia da companhia para enfrentar a Apple no crescente mercado dos celulares inteligentes.
O Google informou em seu blog nesta sexta-feira que o Android Market vai inicialmente carregar aplicações pagas feitas por desenvolvedores dos Estados Unidos e da Inglaterra, mas os planos são de permitir também a participação de desenvolvedores da Alemanha, Áustria, Holanda, França e Espanha até o final do trimestre.
O passo pode ser uma oportunidade para desenvolvedores como Electronic Arts que está ansiosa para expandir as vendas dos seus jogos para celular dentro do Android Market, até o momento limitado a aplicativos gratuitos.
Os smartphones, que permitem aos clientes navegar na Web, mandar e receber emails, jogar e ouvir música no telefone móvel, são um dos poucos destaques no atual mercado de eletrônicos de consumo em queda.
Enquanto as vendas de celulares em unidades caíram 12,6 por cento no quarto trimestre do ano sobre igual período de 2007, as vendas de smartphones tiveram alta de 22,5 por cento, segundo a empresa de pesquisas Gartner.
Quênia, Turquia e Japão lideram pagamentos por celular
Por Tarmo Virki
HELSINQUE (Reuters) - O setor de pagamentos por celular está crescendo no Quênia, Turquia e Japão, enquanto em outros países seu avanço vem sendo prejudicado por desacordos quanto à divisão da receita.
No Quênia e na Turquia, milhões de pessoas usam celulares para enviar dinheiro ou para acesso às suas contas bancárias. No Japão, mais de 50 milhões de pessoas, ou cerca de metade dos usuários de celular, já usam aparelhos capazes de realizar pagamentos.
A tecnologia de pagamento com celulares acenados diante de leitores eletrônicos, em lojas ou sistemas de transporte coletivo, está pronta e as reações iniciais são positivas, diz Mary Carol, vice-presidente dos sistemas de pagamentos com celulares do Visa Europe.
"Testes demonstram que a maioria esmagadora de usuários gosta do sistema", diz Carol. "O principal problema vem sendo o modelo de negócios".
Também será preciso prazo pelo menos até 2010 antes que os celulares equipados com essa tecnologia estejam amplamente disponíveis, e o setor financeiro e as operadoras de telecomunicações precisam concordar quanto à divisão de receitas e funções, dizem executivos do setor.
A aproximação entre os dois setores será um dos temas principais do World Mobile Congress, evento setorial que acontece na semana que vem em Barcelona, Espanha.
"Ambos --o setor financeiro e o de telecomunicações-- querem controlar o relacionamento com o cliente; essa é uma das questões mais controversas", disse Juha Murtopuro, presidente-executivo da Valimo Wireless, uma empresa que fornece tecnologias de identificação para uso em celulares.
Murtopuro e outros importantes protagonistas do setor dizem esperar que um compromisso venha a ser firmado, com soluções que variam de mercado a mercado.
Mas os ingredientes já existem, dado o número de consumidores que já têm celulares e contas bancárias.
"Os consumidores são clientes de múltiplas empresas. Isso é bem típico em nosso setor de origem", disse Art Kranzley, vice-presidente de tecnologia da Mastercard.
OPORTUNIDADE EM MERCADOS EMERGENTES
Para muitos consumidores em mercados emergentes, as primeiras transações bancárias provavelmente serão feitas através de celulares.
"Todas as peças estão se unindo para que o banco móvel se transforme na maneira com que 1,5 bilhão de pessoas tenham acesso a serviços bancários em países emergentes", disse Elizabeth Littlefield, chefe do CGAP, centro de pesquisas que tenta ampliar o acesso a bancos da população carente.
Programa permite acesso remoto a PC ou Mac pelo iPhone
Controle à distância pode ser feito com dispositivo de bolso
Por Marco Andrei Kichalowsky
O controle à distância de computadores via internet não é novidade, mas necessita de outro computador para servir de “terminal remoto”. Entretanto, com o LogMeIn Ignition, o usuário pode usar um iPhone para operar seu Mac (ou PC) como se estivesse em frente ao próprio
Usuários de PC, seja com Windows ou com Linux, já estão acostumados a abrir uma sessão em uma outra máquina na mesma sala ou o mais distante que a internet possa permitir, usando softwares como o VNC, o Remote Desktop da Microsoft ou alguma das centenas de ferramentas do mesmo tipo disponívels para Unix e Linux.
No caso dos Macs, é possível usar o Apple Remote Desktop ou o Screen Sharing do Mas OS X Leopard para o mesmo fim.
O LogMeIn Ignition, porém, traz este controle para a tela do seu iPhone. O programa permite a conexão com diversos computadores ao mesmo tempo e o armazenamento seguro de todas as senhas, oferecendo uma maneira rápida e fácil de se conectar.
Na verdade, o aplicativo é o lado “cliente” do LogMeIn, um programa servidor de acesso remoto desenvolvido pela empresa de mesmo nome. Sendo assim, o computador a ser acessado precisa necessariamente ter o servidor LogMeIn instalado. Felizmente, existe uma versão gratuita deste servidor, chamada “LogMeIn Free”, compatível com Mac e PC.
O software é para o público profissional e doméstico, mas tem tudo para ser um sucesso entre os profissionais de TI, que precisam ter acesso a diversos tipos de computadores em qualquer lugar que se esteja e a qualquer hora do dia ou da noite.
O LogMeIn Ignition está disponível na iTunes Store ao preço de US$ 29,99.
www.geek.com.br
Optimus já testa HSPA+
Publicado por Casa dos Bits
A Optimus garante que também já iniciou testes à tecnologia HSPA+ 64 QAM. Nas últimas semanas as principais concorrentes da operadora móvel da Sonaecom vinham anunciando testes à tecnologia e mesmo planos para o lançamento comercial de uma oferta.
Contactada pela TeK, a Optimus confirmou que também está a avançar com experiências, sem dar mais pormenores. "A Optimus está já a testar a nova tecnologia de banda larga móvel HSPA+, que vai permitir utilizar a banda larga móvel com uma velocidade máxima nominal de cerca de 21 Mbps", diz fonte da empresa.
A mesma fonte também acrescenta que "em paralelo a Optimus está a trabalhar na expansão da sua cobertura 3G".
Recorde-se que um responsável da Vodafone disse esta semana à Lusa que em Junho a operadora estará em condições de lançar uma oferta de HSPA+, depois de no início deste mês ter testado com sucesso a evolução da tecnologia móvel de terceira geração.
A TMN também apontava testes a partir deste mês e já garantiu que até final do ano avança com uma oferta.
UFCG implanta internet sem fio na Biblioteca Setorial do CCBS
Estudantes, pesquisadores, colaboradores e professores do curso de Medicina da UFCG já contam com a tecnologia de acesso à internet sem fio na Biblioteca professora Tereza Brasileiro Silva, instalada no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), em Campina Grande.
Para se conectar ao sistema, basta que o usuário tenha em seu computador portátil uma placa de rede sem fio (wireless) e uma senha de acesso ao serviço, fornecida pelos funcionários da biblioteca. Por meio do sistema WI-FI, ou Wireless Fidelity, tecnologia de alta qualidade, o acesso gratuito é garantido a todos que estiverem no interior do setor.
A biblioteca do CCBS é a primeira da instituição a implantar o sistema. No ano passado, teve seu espaço físico ampliado para 800 metros quadrados e agora encontra-se plenamente informatizada, com todo seu acervo disponível para consulta on-line.
De acordo com diretor do centro, Paulo de Freitas Monteiro, “o novo sistema representa um benefício importante para os usuários da Biblioteca Setorial do CCBS e da Biblioteca do HUAC, que poderão desenvolver suas atividades de estudo e pesquisa com maior comodidade, de forma gratuita”.
Da Ascom UFCG
Vivo lucra R$ 389,7 mi no ano passado e reverte prejuízos de 2007
da Folha Online
A holding de telefonia móvel Vivo Participações anunciou nesta sexta-feira que apurou lucro líquido de R$ 389,7 milhões no exercício de 2008, ante um prejuízo líquido de R$ 99,8 milhões no balanço anterior. Somente no quarto trimestre a empresa teve ganhos de R$ 215,5 milhões, ante R$ 26,2 milhões apurados em idêntico período de 2007.
A receita líquida totalizou R$ 15,81 bilhões em 2008, um avanço de 14,2% sobre o apurado no exercício de 2007. O Ebitda (resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização) atingiu R$ 4,86 bilhões no ano passado, um incremento de 37,3% sobre o balanço do ano anterior.
Somente a receita de serviços respondeu por R$ 14,17 bilhões do total faturado, em um incremento de 14,7% sobre os resultados de 2007. O chamado "Arpu" (gasto médio por cliente) caiu de R$ 30,1 em 2007 para R$ 29,2 no ano pasado, um decréscimo de 3%. Já o custo médio por cliente teve queda de 21,6% entre os dois anos, para R$ 80.
No final de 2008, a base de clientes da Vivo alcançou 44,94 milhões, um avanço de 20% sobre o número de 2007. As chamadas adições líquidas (entrada de clientes menos cancelamentos) alcançou a cifra de 7,56 milhões, um aumento de 54,4% sobre o exercício anterior.
O resultado financeiro da Vivo foi negativo (despesas maiores que receitas) em R$ 619,8 milhões no ano passado, ante saldo também negativo em R$ 426,2 milhões em 2007.
Fotos do suposto novo iPhone vazam na webNa
Supostas fotos vazadas de um novo modelo de iPhone surgiram esta semana na web. Na pouca informação que pode ser decifrada das imagens, o novo iPhone terá um acabamento em preto fosco, com superfície texturizada.
A primeira foto mostra a parte de trás do aparelho e foi divulgada pelo iPod Observer, que diz ter obtido as imagens de uma fonte anônima na China. Na sequência, o MacRumors também descobriu fotos que são compatíveis com o "vazamento" obtido pela iPod Observer.
Pelo menos, desta vez, com o uso de imagens, os rumores parecem um pouco mais críveis que a média. Mas o que podemos concluir disso? A Apple pode ou não lançar um novo modelo de iPhone neste ano, o que não é grande novidade, e que um dos modelos será em preto.
Outra novidade é que uma das imagens mostra o número do modelo do iPhone (A1303), o que significa que... o novo modelo terá um novo número de modelo. A parte de trás parece ter uma textura, dando ao iPhone um ajuste na mão para não escorregar - é bacana, mas não é um grande recurso.
O que queremos saber mesmo é o que está dentro do novo iPhone. As fotos mostram um modelo de 16 GB, mas e um de 32 GB? Será que esse é o iPhone de 99 dólares, cheio de mais rumores em sua volta? E mais recursos? E um processador mais rápido. Nada - as fotos mostram apenas uma casca que pode, sim, ser real ou alguma mágica feita no Photoshop.
As imagens estão abaixo. Você acredita nelas?
Nokia apresenta loja virtual
Publicado por Casa dos Bits
Há cerca de uma semana surgiram rumores que davam como certo o lançamento de uma loja de aplicações da Nokia. A notícia agora é confirmada à Reuters por duas fontes da empresa que adiantam que o lançamento acontecerá na próxima semana no Mobile World Congress.
Por enquanto, pouco se sabe acerca da versão "App Store" da Nokia. De entre as informações avançadas pela imprensa americana, destaca-se o facto de a loja ser um espaço onde os utilizadores Symbian poderão encontrar diversas aplicações para os telemóveis, tal como acontece com a loja da Apple para o iPhone.
No final do ano passado, aquando uniu as operações da loja Donload! Com o site te distribuição Mosh e o serviço WidSets, a Nokia prometeu que estaria para breve o lançamento de uma loja virtual. O resultado está à vista com o anúncio esperado para a próxima semana.
À parte da nova loja de aplicações, a Nokia irá ainda apresentar um novo telemóvel no evento de Barcelona. Trata-se do novo E75, um smartphone com teclado QWERTY destinado ao mercado empresarial.
Aplicativo transforma personagens da PSYCLOPS em dançarinos
Por Bianca Hayashi
A PSYCLOPS (psyclopshq.com), desenvolvedora de capas para iPods, acaba de entrar em outro mercado Apple, o de aplicativos para iPhone. Batizado de PSYCLOPS iPhone App, o programa transforma personagens das capas em dançarinos na tela do aparelho.
A interface assemelha-se ao site da empresa, que permite aos usuários montar seu próprio vídeo com personagens PSYCLOPS, batidas musicais e movimentos de dança animados. Apos a escolha do dançarino, o usuário produz uma música de, no máximo, 30 segundos na Music Machine, podendo combinar bateria, baixo, guitarras, pianos e scratches de DJ.
O plano de fundo do vídeo tanto pode ser uma animação como uma foto. E, finalmente, o usuário pode acertar os movimentos da câmera por meio de um botão que fica no topo da tela, enquanto o vídeo está rodando. Com o vídeo pronto, é só enviar por email aos amigos.
Os personagens da marca são todos simpáticos cíclopes. Segundo Joy Kovaleski, CEO da PSYCLOPS, “as capas para iPod e o site interativo tornaram-se tão populares que não poderíamos deixar passar a oportunidade”, afirma.
O PSYCLOPS iPhone App está disponível na iTunes App Store e custa US$1,99.
www.geek.com.br
Actaris envia uma SMS com a sua conta de água
A Actaris, líder mundial na fabricação de medidores de água, energia e gás, presente em mais de 30 países, lança um novo sistemas para a coleta de dados e medição automática de água. O WaterMind fica diretamente ligada ao medidor de água e envia via SMS, uma vez ao dia, uma mensagem para o servidor com a todas as leituras realizadas no período determinado.
Esse sistema foi escolhido, pois não necessita de um sinal de celular tão intenso para o envio da mensagem e ainda permite um melhor controle do desempenho da bateria. O sistema tem também a capacidade de enviar uma mensagem de alerta quando o sistema detectar uma alteração no perfil de consumo de água de uma família, ou empresa. Esse sistema faz com que vazamentos sejam detectados mais rapidamente, diminuindo assim a perda de água.
Apple é processada por tecnologia em iPhone
Por Bruno do Amaral
Você provavelmente nunca ouviu falar da Picsel Technologies, mas a empresa escocesa afirma que detém a patente de tecnologia presente em mais de 250 milhões de celulares no mundo. Aparelhos fabricados pela Motorola, Nokia, Palm, Samsung e Sony-Ericsson estão no bolo - e, caso a ação legal tenha efeito, a Apple também.
De acordo com a Picsel, o iPhone utiliza o método de atualização acelerada da tela que seria da patente dos escoceses. Essa tecnologia permite o zoom de documentos e a fluidez de navegação em sites e na própria interface. Caso seja provado, Steve Jobs e Tim Cook terão de pagar considerável quantia pelo uso nos aparelhos já existentes.
É bom lembrar que a Apple já está fazendo coisa semelhante com a concorrência: detentora legal da tecnologia multitouch, ela ameaça a Palm por conta do modelo Pre e fez o mesmo com o G1, o smartphone da HTC equipado com o Google Android. Agora, quem será que a Palm vai processar?
Folião terá transmissão ao vivo de vídeo na Web TV e via celular
Cleidiana Ramos, de A TARDE
A partir de sábado(21), a Web TV do A TARDE On Line vai estar transmitindo ao vivo os desfiles dos principais blocos e as apresentações das principais estrelas da folia baiana. A transmissão será feita no Circuito Osmar (Campo Grande). Mas o público vai ficar por dentro também do que acontece no Circuito Dodô (Barra-Ondina), principalmente nos camarotes, através de flashes.
“No sábado quando começa a nossa transmissão, o destaque será para os blocos afros e de samba”, diz o editor-coordenador da Web TV, Marcos Venâncio. Por meio de uma parceria, o portal A TARDE On Line também estará transmitindo 60 horas de conteúdo ao vivo produzido pelo Instituto de Radiofusão da Bahia (Irdeb)/TVE. A transmissão envolve seis cidades e a veiculação de microdocumentários e clipes promocionais dos blocos afro realizados por produtores independentes a partir de um projeto do Irdeb/TVE. A Web TV A TARDE também vai veicular os vídeos produzidos pela Agência Bandnews, parceira de conteúdos nacionais.
Mobi – O Carnaval também toma conta do conteúdo produzido pelo serviço de informação via celular, o Mobi A TARDE. O Canal Carnaval do site móvel (m.atarde.com.br) vai trazer informações sobre os principais circuitos com uma novidade: transmissão ao vivo do conteúdo da Web TV A TARDE.
“Os assinantes do Mobi terão acesso ao conteúdo de vídeo ao vivo produzido pela Web TV A TARDE. Além dos dados gerais sobre o Carnaval, o assinante também terá acesso a informações úteis para o seu conforto durante a folia”, informa a editora-coordenadora do Mobi A TARDE, Iloma Sales.
O canal oferece dois tipos de serviço: o SMS (mensagem de texto) e o site móvel. O SMS tem três canais especiais para a folia: o intitulado Carnaval, que traz informações gerais sobre a festa (bastidores, circulação de celebridades); Barra (com notícias sobre saídas dos blocos do circuito Dodô e acessos para se chegar ao local do desfile ) e Avenida (com os mesmos serviços, mas relacionados ao circuito Osmar - Campo Grande). O SMS tem custo de R$ 0,10 por mensagem recebida. O acesso está disponível para clientes das operadoras Oi, Claro e Vivo.
O site móvel do Mobi também tem conteúdo especial de Carnaval. Mas para navegar neste canal é preciso possuir um pacote de dados. Para ter acesso às informações sobre a assinatura de pacotes e sobre a capacidade de acessibilidade do seu telefone celular aos serviços oferecidos pelo Mobi A TARDE, entre em contato com sua operadora.
Roupa nova – A cobertura da Web TV A TARDE pode ser acessada no portal A Tarde On Line (www.atarde.com.br), que também vai ganhar cara nova para a transmissão do Carnaval, através de um hotsite. Ele será a página principal do portal durante o período de reinado de Momo.
O hotsite terá um design leve e dinâmico para possibilitar uma navegação rápida, mas sem perder a qualidade da informação. No portal o folião vai encontrar as notícias atualizadas, mas também canais preparados especialmente para o período de Carnaval.
É o caso, por exemplo, das seção “Deixe que Eu Conto”. Nela serão veiculados textos, fotos e vídeos feitos pelos internautas. As seções seguem a mesma conduta que será adotada pelo jornal A TARDE. “No hotsite teremos a interatividade que segue a linha determinada para a cobertura do Carnaval pelos outros canais do Grupo A TARDE ”, explica Felipe Barbalho, editor-coordenador do portal A TARDE On Line.
O hotsite trará também blogs como o Sotaque Baiano, com as notícias sobre o que acontece no universo musical do Carnaval, como as canções mais tocadas, o desempenho dos artistas na avenida, dentre outras informações. A seção “Sexo Forte”, que também segue a linha do impresso, vai dar destaque à participação feminina na folia, tanto em relação às famosas como também às anônimas que terão direito aos seus minutos de fama.
A seção “Camarotes” terá foco no noticiário atualizado sobre o que acontece nestes espaços, as celebridades que estão marcando presença na folia baiana, dentre outras. O internauta também terá acesso a informações sobre serviços.
Investimento– Para dar suporte a toda esta cobertura, o Grupo A TARDE investiu em tecnologia de ponta que garante a transmissão ao vivo da Web TV, dentre outras novidades.
“Já tínhamos investido em equipamentos para a Web TV. Agora adquirimos um link para transmissão de áudio e vídeo sem fio e discos rígidos para as câmeras, buscando dar maior autonomia de gravação. Teremos 14 estações de trabalho para transmitir fotos e textos diretamente da rua“, diz Marcelo Barreiro, gerente de TI do Grupo A TARDE.
Serviços bancários por celular para pessoas sem conta bancária e a crise financeira
Washington -O CGAP, centro global de microfinanças, está lançando uma nova pesquisa e dados para encorajar as operadoras de telecomunicações, as instituições financeiras e os governos a observarem o potencial comercial da expansão do acesso aos serviços financeiros a pessoas pobres nos mercados em desenvolvimento. O atual clima econômico torna ainda mais premente a necessidade de uma ampla disponibilização de alternativas seguras aos pagamentos à vista.
"Essa crise financeira não pode significar o fim da inovação. Precisamos lembrar que algumas das maiores inovações do século passado -- a calculadora de bolso, a televisão, a World Wide Web -- foram criadas durante épocas de dificuldades econômicas", afirmou Elizabeth Littlefield, CEO do CGAP.
O maior sucesso em serviços bancários por celular até hoje foi o M-PESA no Quênia, que é 45% mais barato do que os outros serviços de transferência. Uma pesquisa independente que deve ser publicada em breve concluiu que 83% dos usuários afirmam que não ter o M-PESA teria um "grande impacto negativo" em suas vidas.
Apesar de esses números serem encorajadores, o CGAP concluiu que globalmente, até hoje, a utilização de serviços bancários por celular ainda está por alcançar todo o seu potencial. Menos de dez por cento dos clientes de serviços bancários por telefone móvel são pobres, não utilizaram serviços bancários antes, e não fazem nada além de pagamentos e transferências.
"Os serviços bancários por celular podem ir além de simples contas de transações e oferecer uma plataforma flexível que atenda as necessidades das pessoas pobres e ao mesmo tempo forneça uma nova fonte de crescimento para as operadoras", declarou Littlefield.
"Todas as peças estão se encaixando para fazer com que os serviços bancários por celular se transformem em uma forma de as pessoas usufruírem dos serviços bancários em mercados emergentes."
Há outras potenciais oportunidades para os prestadores de serviços auxiliarem a tratar as necessidades dos pobres e ao mesmo tempo desenvolverem novos negócios. O CGAP estima que 150 milhões de pessoas pobres no mundo recebem pagamentos regulares da assistência social de seus governos. Menos ainda do que 25% dos beneficiários recebem seus benefícios em uma conta bancária através da qual eles poderiam poupar, fazer pagamentos e construir um patrimônio.
"Imagine se esses pagamentos pudessem ser realizados utilizando cartões com tarjas magnéticas ligados a uma conta corrente -- ou através de um telefone celular. Isso poderia significar que os beneficiários passariam a ter acesso a uma gama completa de serviços de valor, como poupança", afirmou Littlefield.
No Congresso Mundial de GSM, em Barcelona, o Programa de Tecnologia do CGAP apresentará suas últimas conclusões sobre captação de clientes e modelos comerciais que fazem com que os serviços bancários por telefones celulares funcionem para as pessoas pobres. | Site: http://technology.cgap.org .
Serviços bancários fora das agências - os números: Nas Filipinas, uma transação em agência bancária custa US$2,50, mas, se for feita por celular, o preço cai para somente US$0,50, e algumas comissões bancárias em serviços via celular não chegam nem ao nível do que os comerciantes ganham com outros produtos - por exemplo, pasta de dentes, margem de 10 a 12%; fazer uma transação bancária de resgate por celular: apenas 1%.
- No Paquistão, o custo de estabelecimento e operação de um agente é 76 vezes menor do que o custo de uma agência bancária.
O Brasil é provavelmente o mercado mais desenvolvido em que os serviços de correspondentes bancários se estabeleceram: Mais de 70 instituições administram hoje por volta de 105.000 agentes em um número aproximado de 6.000 municípios.
- O programa de tecnologia do CGAP recebe apoio da Fundação Bill e Melinda Gates.
O CGAP é um centro independente de política e pesquisa dedicado a proporcionar acesso a serviços financeiros aos pobres do mundo. Ele é apoiado por mais de 30 agências de desenvolvimento e fundações privadas que compartilham uma missão comum de diminuir a pobreza. Com sede no Banco Mundial, o CGAP fornece inteligência de mercado, promove padrões, desenvolve soluções inovadoras e oferece serviços de consultoria a governos, prestadores de serviços de microfinanças, doadores e investidores. | Site http://www.cgap.org .
Telegent acaba de ganhar o Prêmio de Ouro da Juniper Research Future Mobile 2009
Empresa vence por sua enorme contribuição ao desenvolvimento da TV Móvel este ano e pela expectativa de um grande impacto no mercado futuro.
São Paulo – A Telegent Systems, empresa que tornou a televisão móvel, anunciou hoje que foi agraciada com o prêmio de Ouro na categoria TV Móvel do Prêmio Juniper Research Future Mobile 200. Além dela, foram premiadas, entre outras, a Apple e o Twitter.
Como provedora líder de tecnologia para a TV Móvel, a Telegent é totalmente focada em alta performance, baixo consumo de energia para a captação de TV analógica e digital. Além de ser a primeira e única empresa a oferecer imagens para TV móvel com alta qualidade. O desenvolvimento da empresa foi extremamente rápido com mais de 20 milhões de chips fornecidos nos últimos 2 anos. Recentemente, lançou um novo produto que possibilita a captação de TV em PCs, laptops e netbooks.
O júri do prêmio Juniper informou ser justo dizer que o progresso da Telegent – desenvolvendo sets de chips capazes de captar sinais de redes de televisão consumindo o mínimo de energia possível - fez a indústria de TVs móveis repensar sua estratégia na implementação de redes.
Mesmo que a Telegent não esteja sozinha na produção de chips, ela é com certeza a mais bem sucedida empresa de chips neste segmento permitindo que 20 milhões de consumidores possam assistir à TV de onde estiverem.
Weijie Yun, Presidente e CEO da Telegent Systems disse: "A Telegent adotou uma estratégia diferenciada de aproximação à industria da TV Móvel. Seu foco foi o de criar produtos que permitissem ao consumidor acessar programas que ele já conhecia seja através da TV analógica ou da digital. Ao se conectar à infraestrutura terrestre já existente, a Telegent permitiu que os fabricantes agregassem uma visibilidade global aos seus produtos e consumidores dando-lhes o acesso móvel aos seus programas favoritos em todo o mundo. Estamos extremamente gratos por este prêmio e pelo reconhecimento de uma instituição respeitada como a Juniper Research".
O prêmio Juniper Research Future Mobile é concedido às empresas que obtiveram progressos significativos em seu segmento de atuação ao longo do ano anterior e que, no futuro, deverão causar um impacto considerável no mercado.
Os prêmios foram concedidos por um grupo de jurados que levaram em consideração critérios como a inovação, a retenção e o crescimento de consumidores e do negócio, assim como a interface amigável, geração de resultados financeiros, preços competitivos para serviços de produtos e funcionalidades. Uma pequena lista com os nomes das empresas indicadas foi repassada pelo júri e debatida.
Outros premiados com Ouro e Prata foram para os games e as musicas em celulares da Apple e o Twitter para serviços UGC. | www.juniperresearch.com/futuremobileawards.htm#MTV4.
Perfil - A Telegent Systems é uma empresa líder no fornecimento de semicondutores CMOS de alta performance, com chip único que disponibiliza o acesso gratuito à televisão móvel através de telefones celulares, laptops, netbooks, dispositivos portáteis e eletrônicos de consumo. A tecnologia Telegent, além de possibilitar a recepção de televisão móvel, permite receber os sinais analógicos e digitais com performance e qualidade da imagem e sensibilidade inigualáveis em ambientes móveis e portáteis, baixo consumo de bateria e um design simplificado que integra ambas as funções de forma muito fácil.
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
Imposto pode matar fábrica de chips para TV
As principais fabricantes de celulares se opõem vigorosamente ao imposto
Os planos da Comissão Européia para introduzir um imposto de 14% sobre os celulares equipados com receptores de televisão podem eliminar esse mercado potencialmente lucrativo antes que ele tenha a chance de decolar, informou um executivo da principal fabricante mundial de chips para TV móvel.
Em 10 de dezembro, a Comissão enviou aos países membros da União Européia uma proposta formal de reclassificar alguns celulares como "aparelhos multifuncionais," o que resultaria em impostos adicionais sobre os celulares equipados com receptores de televisão.
- É uma loucura. Isso poria fim ao mercado - disse Azzedine Boubguira, vice-presidente de marketing da DiBcom, de Paris.
Os fabricantes de celulares e as operadoras de telefonia móvel estão ávidos por explorar o potencialmente lucrativo mercado de transmissões móveis de TV, que a Comissão estima em 7,8 bilhões de euros (10,9 bilhões de dólares) em todo o mundo em 2013.
Para a TV móvel, que até o momento só foi lançada em alguns países devido principalmente ao alto custo dos celulares equipados para recebê-la, um imposto adicional de 14 por cento seria mais um obstáculo.
- Ninguém vai querer comprar. Nós imaginávamos que as pessoas se disporiam a pagar a assinatura, mas agora elas não poderão nem mesmo comprar o aparelho - disse Boubguira em entrevista à Reuters.
Ele disse que o problema também retardará os planos das fabricantes de celulares, que até o momento lançaram apenas alguns modelos capazes de receber transmissões de TV.
- Não haverá demanda, não haverá aparelhos e não haverá mercado - ele disse.
A Comissão anunciou que havia apresentado a proposta em um esforço para unificar a tributação nos 27 países do bloco comercial, depois que Alemanha e Holanda informaram que adotariam esse tipo de tributo.
As principais fabricantes de celulares européias, Nokia e Sony Ericsson, que juntas respondem por quase metade dos celulares vendidos do no mundo, se opõem vigorosamente ao imposto.
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
Discovery lança canal de TV móvel gratuito
SÃO PAULO - A Discovery Networks, empresa especializada em produção de conteúdo para mídia, anunciou hoje o lançamento de um canal de TV móvel com transmissão gratuita para os clientes. Segundo a companhia, este é o primeiro serviço grátis de TV para aparelhos celulares disponível na América Latina.
O acesso ao conteúdo não terá custo para o usuário final por conta de uma parceria feita com a montadora General Motors (GM), que bancará o serviço em troca de exclusividade nos anúncios. Dentro do acordo, a empresa de mídia é a responsável pela adaptação de conteúdo já existente em outros países para celulares, enquanto a montadora de automóveis fica encarregada da parte financeira. "O canal é totalmente sustentado pela GM, em troca, 100% da publicidade será deles", afirma Fernando Medin, gerente-geral da Discovery no Brasil.
O canal, chamado de Planet Green, começou a funcionar ontem para todos os clientes da operadora de telefonia Oi que tiverem aparelhos compatíveis para exibição. O aparelho não precisa ser um telefone inteligente (smartphone), mas deve estar homologado para que a aplicação de TV móvel funcione. "Atualmente temos 14 modelos preparados para exibição deste conteúdo e pretendemos expandir esse formato entre os nossos clientes, inclusive, adaptando aparelhos mais simples", diz Gustavo Alvim, gerente de serviços de valor agregado da Oi. A base de clientes da operadora conta com cerca de 22 milhões de pessoas atualmente, porém, a companhia não soube informar quantos consumidores tem os celulares que permitem assistir ao novo canal. "Por enquanto a Oi tem a exclusividade, ainda não estamos negociando com outras operadoras", diz Medin.
O canal será formado por um loop - bloco de uma hora de duração - com segmentos de cinco a dez minutos de produções voltadas exclusivamente ao meio-ambiente e sustentabilidade. As vinhetas e comerciais da General Motors serão exibidas nos intervalos de cada segmento. A programação será atualizada a cada 15 dias e a transmissão será feita através da plataforma streaming - forma de distribuir informação multimídia numa rede através de pacotes. A Discovery Networks já lançou outros canais móveis, com conteúdo dos canais Discovery e Discovery Kids, mas espera obter mais sucesso com o Planet Green, uma vez que todo o conteúdo será gratuito. "O modelo pago é muito limitado, pois depende de clientes que queiram colocar a mão no bolso. Os clientes da Oi já terão acesso automaticamente", afirma Medin. A companhia vem investindo com mais força na América Latina e enxerga o Brasil como um dos principais mercados, ao lado do México, segundo Medin. Em 2008, a Discovery expandiu sua atuação no país através da comercialização de seus websites e da abertura de um departamento para desenvolvimento de produções locais em São Paulo. Com isso, obtiveram um aumento de 28% na sua base de clientes, enquanto a média de crescimento deste mercado é de 15%. "O Discovery Kids é o canal mais distribuído de TV paga no Brasil, temos 5 milhões de assinantes", conta Medin. Já o número de assinantes cumulativo, registrado em junho de 2008, gira em torno de 22 milhões.
(Manuela Rahal | Valor Econômico, para o Valor Online)
Empresa lança GPS com TV digital por R$ 1.999
Publicidade
da Folha Online
A empresa italiana Tele System lançará o aparelho com GPS em dezembro no Brasil, por R$ 1.999 a unidade. O modelo TS 4300 PND é touch screen, e funciona como uma central multimídia com a convergência de serviços GPS, TV digital portátil, reprodutor de MP3, reprodutor de vídeos, visualizador de imagens e jogos.
O serviço de navegação GPS vem em 2D ou 3D, e a TV digital móvel é compatível com o sistema brasileiro de TV aberta digital. O equipamento permite a audição simultânea de música enquanto o usuário navega ou visualiza fotos.
Divulgação
Aparelho vai ser lançado em dezembro, e faz convergência de TV digital com guia GPS com tela touch-screen; por R$ 1.999 no Brasil
O serviço de GPS da Tele System traz 269 cidades com navegação completa, 976 cidades com cobertura básica (com a demarcação de ruas) e mais 4.315 cidades apontadas no mapa (sem a demarcação).
Há a possibilidade de adquirir mapas de outros países, como Argentina, Itália, EUA, México, Canadá, Espanha, Portugal, França e Alemanha, pelo site da empresa.
Segundo a assessoria da Tele System no Brasil, o equipamento apresenta os principais pontos de interesse nas cidades --como marcos históricos, postos de gasolina, farmácias e restaurantes. O TS 4300 PND também possui instruções de voz em quatro idiomas-- português (do Brasil e de Portugal), espanhol, inglês (dos EUA e do Reino Unido) e francês.
A imagem da televisão digital é em formato 16:9 (wide screen), e compatível com o padrão brasileiro de transmissão. O aparelho possui memória interna SDRAM de 64 MB, e autonomia de bateria de três horas em execução de vídeo, ou cinco em áudio.
Oi TV Móvel terá canal gratuito 'Planet Green'
JB Online
RIO - A Oi, a Discovery Networks e a General Motors, por meio de sua agência McCann Ericsson, lançam o Planet Green, primeiro canal de TV Móvel gratuito sustentado pela publicidade em toda a América Latina. O canal pode ser visto pelos clientes da Oi TV Móvel gratuitamente no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória e suas respectivas regiões metropolitanas.
A programação será formada por um loop – bloco de uma hora de duração – com segmentos de 5 a 10 minutos de produções voltadas exclusivamente ao meio-ambiente e sustentabilidade. Durante cada segmento, serão veiculados vinhetas e comerciais da General Motors, patrocinadora exclusiva da iniciativa.
O novo serviço gratuito da Oi TV Móvel já está sendo divulgado através de chamadas no canal Discovery Channel e no site da Discovery no Brasil (www.descubraoverde.com.br) O conteúdo é atualizado a cada quinzena e inclui segmentos dos seguintes documentários da rede: Maravilhas da Natureza, Eco-Tec, Território Selvagem, Construindo o Futuro, Criadores e Criaturas, Jeff Corwin Investigando a Terra e Safári no Gelo.
- A Discovery Networks está sempre oferecendo aos seus clientes soluções integradas de comunicação que incluam o conceito 360º. Este acordo inovador mostra o diferencial da Discovery e como estamos prontos para oferecer muito além do comercial de 30 segundos - declarou Raul Costa, diretor comercial da Discovery Networks no Brasil.
Para o gerente de Serviços de Valor Agregado da Oi, Gustavo Alvim, o lançamento do primeiro canal móvel sustentando pela publicidade é um marco da mobile advertising no Brasil.
- Este segmento ainda tem muito a crescer no mundo e a Oi, que pauta as ações pela ousadia e inovação, aposta nesta idéia - acredita o executivo.
Em 2013, TV móvel terá meio bilhão de espectadores
Nova Iorque - Previsão da consultoria ABI Research aponta crescimento deste mercado principalmente devido à migração da TV analógica para a digital em alguns países.
Por Redação do COMPUTERWORLD
Em 2013, os espectadores de TV móvel serão meio bilhão em todo o mundo, segundo análise divulgada pela consultoria ABI Research. Este mercado será impulsionado pela migração da TV analógica para a digital, que está acontecendo em diversos países, como os Estados Unidos, onde o sinal analógico deixará de ser transmitido a partir de 12/06.
Segundo o estudo, a oportunidade gerada pelo processo de transição fará com que empresas tradicionais de mídia e novos negócios, além de operadoras de telefonia lancem serviços de televisão móvel. A consultoria ressalta que há uma importante distinção a se fazer entre conteúdo transmitido para aparelhos móveis por meio de redes de telefonia celular e aquele que é recebido gratuitamente por telefones com receptores de sinal de TV aberta.
Para a ABI Research, em breve, a TV móvel passará a desempenhar um papel mais apropriado, como extensão dos serviços tradicionais de broadcast e haverá uma ampliação na variedade de equipamentos compatíveis com o serviço - o que por hora ainda é restrito a celulares.
De acordo com o estudo, os principais beneficiados pela expansão deste mercado serão desenvolvedores e provedores de conteúdo, fabricantes de equipamentos - especialmente celulares e netbooks -, e provedores de serviço. Empresas que produzem semicondutores e infraestrutura de rede, além de software multimídia e de segurança também levam vantagem, informa a ABI Research.
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
Acesse o Google de qualquer lugar, a qualquer momento. No celular.
Siga estas duas etapas para começar a usar os serviços do Google no seu aparelho:
Acesse http://mobile.google.com.br no navegador da web do seu celular.
Observação: talvez você precise ter um plano de dados da operadora de celular. É provável que tarifas de Internet sejam cobradas.
Clique no links abaixo fornecido para começar a usar os serviços do Google no seu celular.
Site para visitar e obter mais informações:
http://www.google.com.br/mobile/
Desmembrando o Kindle 2: o leitor de ebooks que desponta nossa inveja
Hoje cedo, em Seattle, longe da sede da Microsoft, a Amazon divulgou, oficialmente, a segunda versão do aguardado Kindle. O leitor de ebooks estará à venda a partir de 24 de fevereiro na loja virtual, conforme anunciado por aqui.
O Kindle 2 foi redesenhado com uma aparência mais fina, botões menores, além de uma bateria mais resistente (25% a mais), de duas semanas de autonomia. Não há mais o dispositivo de “scroll”, que foi substituído por uma espécie de joystick.
A tela de 6 polegadas se manteve intacta e a conexão wireless também. Pelo Kindle Store, os usuários poderão baixar seus livros em menos de um minuto, “sem contas mensais wireless, planos de dados, ou compromissos de serviço”. Perfeito. Quer dizer, perfeito seria.
Seria, pois, para os brasileiros, resta a má notícia: a conectividade se dá pela tecnologia Whispernet/ Amazon, que utiliza os dados otimizados da rede americana em cerca de 50 estados. Ou seja, nada de Kindle 2 para o resto do mundo por enquanto.
O espaço de armazenamento da segunda geração mudou para melhor: agora suporta 2 GB de conteúdos de leitura – o que representa cerca de 1.500 livros, segundo a Amazon.
Outra novidade é o experimental recurso “Text-to-Speech”, que converte todas as formas escritas (inclui livros, jornais, revistas e documentos pessoais) em palavras audíveis, para vistas e dedos cansados, já que a página se move sozinha neste modo de exibição.
As páginas agora, aliás, viram mais rapidamente: 20% mais veloz, de acordo com a Amazon. E já são mais de 230 mil títulos adaptados a plataforma, o que representa mais do triplo do que havia no primeiro Kindle.
No novo Kindle, a assinatura mensal de um jornal varia de US$5,99 a US$14,88, já as revistas tem preço estimado de US$1,25 a US$3,49.
O Kindle 2 já está disponível por US$ 359 no site da Amazon, mas só começará a ser entregue no dia 24 de fevereiro. A esperança para nós, do lado sul da América, é que a maior companhia de comércio virtual anunciou que levará os e-books do Kindle a celulares. Será que teremos acesso a eles por aqui?
Com BagTV, mulheres podem assistir filmes na bolsa
Quando o assunto é bolsa de mulher, a ala masculina do mundo dá asas à imaginação. Um pouco mais realistas, meus vizinhos de mesa exemplificam: “Bolsa feminina? Tem de tudo. É uma bagunça”. Com sua TV integrada de 7 polegadas, a BagTV só confirma isso.
Nas cores branca, azul, preta, rosa, vermelha e caramelo, a bolsa possui um DVD portátil embutido que também roda arquivos em MP3 e permite a visualização de fotos.
A BagTV tem entrada para cartões de memória SD e porta USB. Segundo o fabricante, é possível utilizar o produto por duas horas e meia sem a necessidade de recarregar a bateria.
Equipada com tantos apetrechos, será que a bolsa ainda tem espaço para os artigos femininos? Bolsa, DVD e bateria estão sendo vendidos no site do fabricante por 330 euros.
Em 2013, TV móvel terá meio bilhão de espectadores
Nova Iorque - Previsão da consultoria ABI Research aponta crescimento deste mercado principalmente devido à migração da TV analógica para a digital em alguns países.
Por Redação do COMPUTERWORLD
Em 2013, os espectadores de TV móvel serão meio bilhão em todo o mundo, segundo análise divulgada pela consultoria ABI Research. Este mercado será impulsionado pela migração da TV analógica para a digital, que está acontecendo em diversos países, como os Estados Unidos, onde o sinal analógico deixará de ser transmitido a partir de 12/06.
Segundo o estudo, a oportunidade gerada pelo processo de transição fará com que empresas tradicionais de mídia e novos negócios, além de operadoras de telefonia lancem serviços de televisão móvel. A consultoria ressalta que há uma importante distinção a se fazer entre conteúdo transmitido para aparelhos móveis por meio de redes de telefonia celular e aquele que é recebido gratuitamente por telefones com receptores de sinal de TV aberta.
Para a ABI Research, em breve, a TV móvel passará a desempenhar um papel mais apropriado, como extensão dos serviços tradicionais de broadcast e haverá uma ampliação na variedade de equipamentos compatíveis com o serviço - o que por hora ainda é restrito a celulares.
De acordo com o estudo, os principais beneficiados pela expansão deste mercado serão desenvolvedores e provedores de conteúdo, fabricantes de equipamentos - especialmente celulares e netbooks -, e provedores de serviço. Empresas que produzem semicondutores e infraestrutura de rede, além de software multimídia e de segurança também levam vantagem, informa a ABI Research.
Tela 3D portátil poderá chegar ao celular
Empresa japonesa Hitachi criou tela tridimensional leve e com portabilidade.
Equipamento poderá, no futuro, ser adaptado para telefones celulares.
Da AFP
Faces espelhadas e tela LCD criam imagem em 3D. Alguns celulares já permitem que seus usuários façam filmagens e as compartilhem com seus amigos. Pode não estar longe o dia em que essas imagens subam mais um degrau, tornando-se completamente tridimensionais. Pensando nisso, a empresa japonesa Hitachi criou uma tela 3D leve que tem potencial para adaptação em aparelhos portáteis como telefones.
O equipamento é composto de uma tela de LCD na parte de baixo e uma pirâmide invertida de 12 lados espelhados, que mostram as imagens em 3D. “Ele é muito pequeno e portátil”, afirma Rieko Otsuka, do Laboratório de Pesquisa Avançada da Hitachi.
Aproveitando a portabilidade da tela, a companhia espera que ela possa ser utilizada para demonstrar peças de museu, por exemplo, de forma realista nas escolas. “Além disso, gostaria de ver a tecnologia eventualmente aplicada em telefones celulares, para que as pessoas pudessem ver as imagens em 3D nas suas mãos”, afirmou Otsuka.
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
Samsung mostra rede 4G com internet móvel de até 1 Gbps
Um dos países com maior desenvolvimento em redes de dados sem fio e banda larga, a Coréia pode ser também um dos primeiros a adotar as redes celulares de quarta geração (ou 4G).
A Samsung, por exemplo, demonstrou neste mês uma plataforma de celular 4G que apresentou uma velocidade de download de 100 Mbps (megabits por segundo) para indivíduos em movimento e que chega a 1Gbps para um aparelho celular parado.
Pronta ou não, chegou a nova tecnologia móvel 4G
Enquanto a maioria dos usuários está entrando apenas agora na terceira geração de serviços móveis de dados (redes 3G), empresas wireless já estão começando a analisar a tecnologia 4G, que promete velocidades ainda mais rápidas. Mas a questão que fica é se velocidades mais rápidas de transmissão serão suficientes para atrair um interesse no setor que, na realidade, não veio como esperado com a geração 3G.
A Samsung é a líder dos esforços da 4G, realizando uma conferência sobre a tecnologia na Coréia do Sul na última semana. A companhia afirma que sua tecnologia da próxima geração permitirá transmissões de dados a 100 Mbps. Embora a Samsung não tenha fornecido detalhes de como exatamente a tecnologia funciona, as taxas de velocidade podem classificar o serviço como uma verdadeira quarta geração da tecnologia, com base nos padrões da União Internacional de Telecomunicações.
Em demonstrações, a tecnologia conseguiu transferir um filme em cerca de cinco segundos, e 100 músicas em menos de 2 segundos. Outra simulação conseguiu colocar 32 canais de TV de alta definição, acesso à Internet e vídeo-telefonia em um único canal 4G, segundo a companhia.
Uma das operadoras móveis do EUA, Sprint, já anunciou planos de adoção de redes 4G. A companhia implementaria a tecnologia WiMAX e cobriria cerca de 85% de seus 100 maiores mercados. A rede estará pronta daqui a dois anos. Porém, a rede da Sprint não será uma rede 4G real, já que o sinal do WiMAX só pode ser usado para a transmissão de dados.
Mas o 4G é realmente necessário? Muitos analistas fazem esta questão. Alguns consideram o 3G como uma falha, enquanto ouros afirmam que a tecnologia de alta-velocidade ainda não atraiu as massas. "Apenas agora os aparelhos 3G são fabricados em larga escala, e as redes 3G estão começando agora a se expandir em muitos países", segundo Om Malik, observador da Internet.
"Futuro está na tecnologia móvel", diz futurista do NYT
Michael Rogers (em pé) acredita que a tecnologia móvel abrirá novos caminhos para a Internet
Marcelo Pereira/Terra
Na abertura do 1º Seminário Internacional de Jornalismo Online (MediaOn), Michael Rogers, futurista do The New York Times, afirmou que nos próximos anos a Internet englobará todas as mídias atuais. O MediaOn é uma realização do Terra com o Itaú Cultural e apoio da CNN.com, Abracom e BBC Brasil.
"Até hoje, a Internet imitava o jornal, a revista, a TV ou o rádio. O fato é que no futuro ela será uma 'metamídia'. Na minha opinião, o futuro passa pela tecnologia móvel", disse.
O evento, realizado pelo Itaú Cultural e pelo Terra, prossegue nesta quarta-feira, com os painéis "Novos hábitos de consumo de informação", "A informação e as novas tecnologias", "Mudanças na formação e atuação do jornalista" e "Comunidades e informação: quais são as vozes independentes da Internet".
Com a popularização da tecnologia móvel, o desafio, na opinião de Rogers, será oferecer esse conteúdo ao usuário de forma compacta e que instigue o receptor a se interessar por ele.
Além de Rogers, a noite de abertura contou com a participação de Américo Martins, editor-executivo para as Américas e a Europa do serviço mundial da BBC. O debate foi mediado pelo jornalista Paulo Henrique Amorim, apresentador da TV Record e do portal IG.
"Hoje, o que temos ainda é a predominância do texto e da imagem. Mas isso cada vez mais será agregado a som, vídeo, em equipamentos cada vez menores e de fácil manuseio. O que hoje eu me pergunto é o que virá para substituir o laptop. Em 2012, o que estará disponível? Algo que faça tudo e caiba na minha mão", disse.
O futurista afirma que o importante é que repórteres e editores terão de aprender a visualizar, já na fase de produção, o conteúdo como um todo. "Isso é bom pra um vídeo, um áudio, para a palavra escrita. Aqui, cabe uma animação. E assim, ir montando o quebra-cabeça", diz.
Rogers afirmou que o trabalho do jornalista, na sua essência, não deve mudar, mas que o profissional deve estar preparado para uma nova realidade. "Os jornais impressos não vão acabar, não é tão dramático assim. Os jornais vão ter de descobrir o que podem oferecer, diferente do que a Internet oferece", disse.
Para ele, um dos desafios para a Internet para os próximos anos é não perder navegação, ou seja, fazer com que o usuário fique o maior tempo possível conectado à informação.
Jornalismo participativo
Rogers vê no jornalismo participativo algo que ganhará muito espaço nos próximos dez anos, ou seja, o usuário produzirá boa parte do conteúdo veiculado.
"Acredito que, nos próximos dez anos, o 'editor de comunidade' será uma pessoa chave. Essa é uma grande oportunidade para a Internet. É preciso lidar com o público de uma forma que agregue valor ao conteúdo", disse.
Américo Martins lembrou do atentado ao metrô de Londres, em que os vídeos e imagens feitos pelos usuários lotaram a caixa de mensagens da BBC.
"A imprensa não conseguiu entrar no local e, até hoje, as imagens que temos lá de dentro são as que foram enviadas por pessoas comuns, que fizeram as gravações por celular", disse.
Martins afirmou que, na BBC, há uma integração das redações e que o objetivo da empresa é ser líder mundial de noticiário on demand. "Nosso objetivo é utilizar a maior quantidade de plataformas possível e fazer com que as pessoas cheguem facilmente nesse material", afirmou.
Redação Terra
Sandero Nokia vem com celular, viva-voz, navegador e internet.
Versão é lançada com preço sugerido de R$ 47.290.
A tecnologia móvel chega ao mundo dos carros compactos nacionais com o lançamento do Sandero Nokia, uma versão do modelo Privilège 1.6 16 V Hi-Flex que traz de linha o aparelho celular Nokia N95, com conexão Bluetooth (sem fio), viva-voz e sistema de navegação Nokia LD-3W. O carro chega nas lojas na próxima semana com preço sugerido de R$ 47.290 — R$ 3.500 a mais que o modelo sem o equipamento.
A Renault pretende vender 200 unidades por mês do Sandero Nokia até o final do ano. De acordo com o responsável pelo departamento de marketing, acessórios e boutique da Renault do Brasil, Acácio Braz, o carro é voltado para homens, com espírito jovem, que querem diferenciação.
O sistema desenvolvido pela Nokia permite que o condutor fale pelo telefone com um microfone instalado na parte superior do pára-brisa e escute as repostas pelos alto-falantes do carro, que vem equipado com Cd Player MP3. A tecnologia Bluetooth permite ainda que o usuário escute as músicas gravadas no celular, além de todo o serviço disponibilizado pelo Nokia N95, como acesso à internet.
Na compra do veículo, o proprietário tem direito ao sistema Nokia de navegação por um ano, com mapas de mais de 800 cidades brasileiras. Quando o prazo promocional expirar, o consumidor terá de pagar R$ 190 por ano para ter acesso aos mapas.
Revenda
No caso da revenda do veículo, o consumidor só poderá retirar do carro apenas o aparelho celular e o módulo GPS. “Nossa perspectiva da revenda é que o kit seja mantido no carro”, observa Braz, ao ressaltar que o kit sai de linha e tem acabamento especial prateado. Por ser um item de fábrica, o valor do kit já está contemplado no seguro.
De acordo com o vice-presidente comercial da Renault do Brasil, Christian Pouillaude, o Sandero Nokia é a “versão tropical” da parceria que a Renault fez na Europa para o novo Twingo. Pouillaude acredita que esse tipo de tecnologia móvel vai se popularizar no setor automotivo entre três e quatro anos.
E o executivo não se refere ao mercado de luxo. Pouillaude aposta no barateamento da tecnologia e na proliferação de sistemas em carros mais baratos. O lançamento do sistema Nokia no Sandero é um exemplo da tendência. “Lançamos na Europa um sistema mais sofisticado e mais caro, mas trocamos por um produto mais simples”, observa.
“Tudo o que se refere à navegação cresce no país, que tem grande extensão e cidades com complexidade na localização das ruas, como São Paulo”, acrescenta.
E do Brasil a Renault pretende atingir a América Latina com a tecnologia. O carro que alia voz, música, internet e navegação poderá ser exportado para Argentina e Colômbia, primeiramente, se a repercussão brasileira for positiva e com a expansão dos mapas disponibilizados pela Nokia.
Vendas crescem 6,5% no trimestre
As vendas do Grupo Renault aumentaram de 6,5% em relação ao mesmo período 2007, com 638.554 unidades comercializadas. O destaque está nos mercados da América Latina, onde o grupo teve crescimento de 10,5%. O Brasil continua a ser o principal mercado como expansão recorde de 72,3%, o que garantiu o quinto lugar em participação de mercado no país.
Christian Pouillaude atribui o desempenho ao crescimento do mercado nacional, de 31,4%, e ao sucesso de vendas dos modelos Logan e Sandero, além do aumento da participação no segmento de furgões. “Se encerrarmos o ano com participação no mercado brasileiro de 4% a 5% estará ótimo”. A montadora francesa já tem um pouco mais de 4% no mercado geral de veículos no Brasil e passou a japonesa Honda.
Autor: Priscila Dal Poggetto - G1
Mobile World Congress terá muitos smartphones
Postado por mcavalcanti
Acontece este mês, do dia 16 ao 19, em Barcelona, na Espanha, o Mobile World Congress 2009, feira dedicada ao mundo móvel e que sempre traz grandes lançamentos em termos de dispositivos móveis.
A fabricante de computadores Acer, que comprou no ano passado a empresa taiwanesa de fabricação de telefones celulares E-Ten, lançará seu smartphone no próximo dia 16, durante o evento.
Segundo informações da edição desta segunda-feira, 9, do caderno Digital, suplemento de tecnologia do jornal O Globo, a Microsoft e a fabricante de computadores Dell também lançarão seus modelos de smartphones.
O dispositivo móvel da Microsoft pode acontecer durante o Mobile World Congress e deve rodar o sistema operacional Windows Mobile. Já o modelo da Dell pode adotar o sistema Android, idealizado pelo Google.
O Globo lança novos canais de notícia via SMS
Postado por mcavalcanti
O Globo Online anunciou nesta semana a ampliação de seus canais de notícia via SMS (Sistema de Mensagens Curtas). O serviço ganha 27 novos canais, passando a totalizar 41.
Além do conteúdo já existente (Esportes, times cariocas, Fórmula 1, Rio Show RJ e SP, Economia, Política e Manchetes O Globo), foram criados Mundo, Rio, São Paulo, Cultura e Entretenimento, Concursos, Vestibular, Horóscopo, além de canais dos colunistas Ricardo Noblat, Patrícia Kogut e Ancelmo Gois. Os blogs Page Not Found, Ronald Villardo e Planeta que Rola também ganharam canais SMS. Já no Extra, foram lançados Celebridades, Notícias e Melhor da TV.
O Globo Online disponibiliza uma página explicativa sobre o serviço, atualmente disponível para as operadoras Amazônia Celular, Brasil Telecom, Claro, CTBC, Oi, Sercomtel e Vivo. Segundo comunicado oficial, o lançamento reforça o novo posicionamento do Globo de cada vez mais apostar em multimídia e interatividade com a proposta de levar informação aonde quer que seja.A página de serviços móveis do jornal O Globo pode ser acessada aqui:
http://oglobo.globo.com/sms
Lance! apresenta modelos comerciais para webTV
Postado por mcavalcanti
A empresa de mídia Lance!, responsável pelo portal Lancenet! e por uma série de outros serviços esportivos online, anunciou recentemente novos modelos comerciais para a webTV do grupo.
Com o novo modelo proposto - que o grupo espera tornar-se um padrão no mercado -, a TV Lance! ganhou novos pacotes de patrocínio formatados para webTV. Agora os anunciantes passam a contar com quatro cotas diferenciadas: Master, Gold, Silver e Bronze, que apresentam variações de formatos e exposição.
"Apesar do crescente interesse das pessoas por vídeos digitais, os formatos de anúncios para webTV ainda não foram definidos, o que gera confusão tanto na audiência quanto nos anunciantes", afirma Paulo Henrique Ferreira, gerente de produto do Lancenet!. "Nosso objetivo é contribuir para a consolidação de padrões e de melhores práticas de anúncios na webTV, ao mesmo tempo em que transformamos a TV Lance! em um espaço mais atraente e eficaz para agências e anunciantes".
Segundo o veículo, a Cota Master é uma cota exclusiva que prevê um envelopamento completo de um programa da TV Lance! pelo patrocinado. Além do anúncio "linear" – o modelo mais convencional, semelhante ao de um comercial de TV –, são oferecidos dois outros tipos de anúncio: o "não linear", a chamada publicidade incidental, com patrocínio de vinhetas, créditos e presença incidental de elementos do patrocinador; e o "complementar", com entregas de banner, arroba banner e DHTML.
"Os novos formatos garantam a exposição do patrocinador de forma consistente, tanto no vídeo quanto nas páginas de nossa área multimídia. Ao mesmo tempo, estabelece um modelo uniforme, com entregas baseadas em cotas, cujos valores variam de acordo com a audiência de cada programa", acrescenta Ferreira.
O Grupo Lance! iniciou um road show pelas principais agências de publicidade no Brasil, com objetivo de colher impressões sobre os formatos propostos. Para o lançamento dos modelos, estão sendo comercializados as cinco principais audiências TV LANCE!, compostas pelos programas "Em cima do Lance!", "Lance! no Ar", "Papo com Benja", "Scudetto" e "Lance! na Área". JW.
Tecnologia móvel pode ter investimento recorde
Postado por tiagorubens
Depois de atingir a marca de US$ 131 bilhões no ano passado, os investimentos em tecnologia de comunicação móvel só tendem a crescer. Segundo a consultoria ABI Research, a expectativa é que se chegue a US$ 163,5 bilhões em 2013.
Segundo informa o Valor Online, "a contínua ênfase em novos serviços de dados, o aumento no tráfego e o início dos testes com tecnologia de quarta geração (4G) têm mantido em alta as taxas de investimento nesse setor".
A estimativa aponta que os maiores consumidores desses investimentos nos próximos anos serão as regiões da Ásia e Pacífico e da América do Norte.
A consultoria ABI afirma que os investimentos no setor ainda estão focados nos serviços de voz e na expansão das redes 2G, pois a maioria dos novos assinantes vêm de mercados emergentes, mas que a tendência é que este quadro mude.
- O investimento para serviços de dados vai superar aquele para aplicações de voz em algum ponto de 2009, assim que a 4G comece a chegar. Acreditamos que até 2013, a divisão será de 28% para voz, 67% para dados e 5% para TV móvel - afirma o analista de pesquisa da consultoria Hwai Lin Khor.
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
Manuais da Marca Motorola
Os manuais estão em português do Brasil e alguns possuem versões exclusivas para as operadoras Vivo, TIM, Claro, Oi, Brasil Telecom e Genérico (não contém informações sobre os serviços das operadoras, apenas as funções do aparelho). Os manuais são os originais que acompanham os celulares e você pode baixar da página de suporte da Motorola Brasil, eles estão divididos de acordo com a tecnologia GSM, TDMA, CDMA e por modelo do celular:
Motorola GSM: 388, A1200e, A1200i, Access Point, C115, C115i, C139/C140, C139 Lite, C168, C200, C261, C333, C350, C350i, C355, C385, C381p, C650, C698P, E1 ROKR, E2, E365, E380, E398, F3 MOTOFONE, K1, K1 PTT, L6, L6i, L7i, L7, MPX220, Q PHONE, Séries C150, T190, T720i, U3, U6, U9, V150, V172, V185/V186, V190, V191, V196, V220/V220i, V235 com PPT, V235 sem PPT, V3-05, V3-06, V3e, V3 CTP, V3 Colors Black e Silver (com captura de vídeo), V3 Silver (sem captura de vídeo), V3i DOLCE & GABBANA, V3i sem iTunes, V3i com iTunes, V360, V365, V400, V555, V557p, V600, V635, V66i, V70, V8, V8 LUXURE, W5, W175, W215/W218, W220, W230, W270, W375, Z3 e Z6.
Motorola CDMA: 182c, A840, C210, C213, C215, C222, C305, C357/C358, C364, E310, E815, E816, K1M, Q PHONE, T300p, T720, T731, U6c, V60c, V60ci, V60P, V120c, V260/V262, V263p, V265, V267p, V323, V3C, V3M, V510, V710, V710p, V810 e V8160.
Motorola TDMA: 120e, C150, C151, C331, C340, C353, V120,V60 Color e V60t.
Link para download:
http://www.motorola.com/content.jsp?globalObjectId=1132-2051
Dicas de como desbloquear seu celular
Felipe Pontes
A chegada da Oi a São Paulo incentivou muitos usuários a desbloquear o celular. A venda de chips pré-pagos que oferecia três meses de ligação grátis gerou filas nos quiosques da operadora na cidade de São Paulo de consumidores que queriam destravar o aparelho. Muitos não conseguiram, pois a liberação depende do modelo do celular e do plano contratado com sua antiga prestadora de serviço.
Desde agosto, quando começou uma campanha para desbloqueio do celular, a Oi destravou somente no Estado de São Paulo mais de 200 mil aparelhos. Ainda assim, alguns consumidores estão enfrentando dificuldade para liberar o seu terminal para uso de qualquer chip, principalmente nos casos em que o plano é vinculado a um contrato de fidelidade.
Pelas regras da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que estão em vigor desde 13 de fevereiro de 2008, as operadoras são obrigadas a efetuar gratuitamente o desbloqueio nos aparelhos de seus clientes. Porém, se o usuário tiver contrato de fidelidade terá de pagar multa, uma vez que em muitos casos adquirem o celular sem custo ou com desconto.
Pagamento de multa
Geralmente, os acordos de fidelidade têm duração de 12 meses, tempo máximo permitido pela Anatel. Se o usuário decidir descumprir o acordo, pagará multa proporcional ao período restante do prazo de permanência com a operadora.
A cobrança de multa pela operadora sobre o subsídio do celular que o cliente quer desbloquear está em conformidade com a norma da Anatel. Esse é um obstáculo que o consumidor enfrenta para desvincular seu aparelho, apesar do processo em si ser gratuito por lei.
Segundo a Anatel, a operadora pode cobrar multa se cliente ainda estiver dentro do prazo de permanência do programa de fidelidade.
A agência aconselha o consumidor a ler com atenção o contrato, seus benefícios, exigências e tempo de duração antes de aceitar o que lhe é oferecido. Alguns aparelhos saem até de graça, mas o usuário terá de cumprir determinações estabelecidas pela prestadora de serviço.
"Temos observado que o consumidor consegue desbloquear seu celular quando procura a prestadora para qual quer adquirir o chip. Já ele recorre à sua operadora, enfrenta mais dificuldade, já que sofrerá penalidades”, diz Vanessa Vieira, advogada da Pro Teste, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor.
Com isso, a organização orienta as pessoas a irem diretamente para a prestadora que desejam migrar. "Afinal ela não cobra multa, já que o consumidor não está vinculado", completa. Entretanto, nem sempre isso é possível. Muitos consumidores que tentaram destravar o aparelho na Oi não conseguiram e tiveram que procurar sua prestadora de serviços.
O que dizem as operadoras
A Claro, TIM e Vivo informam que realizam o desbloqueio de celulares gratuitamente para seus clientes. Porém, confirmam que eles sofrem penalidades se o contrato ainda estiver no período de vigência dos 12 meses.
Mesmo que tem aparelhos pré-pagos, subsidiados e não estão ligados a nenhum contrato, poderão ter de pagar taxas para operadoras pelo desbloqueio. Isso em razão de terem adquirido o terminal por valor bem abaixo dos preços praticados pelo mercado.
A Vivo, por exemplo, não cobra multa sobre o aparelho pré-pago subsidiado. Suas lojas desbloqueiam qualquer celular. Esse serviço também pode ser realizado pela internet em caso de alguns modelos cadastrados.
Como resolver o problema
Se o cliente foi na prestadora e por algum motivo não conseguiu obter o resultado desejado ou não concordou com a resposta dada, ele pode entrar em contato com a central de atendimento da Anatel, no número 0800-33-2001. A agência ouvirá tanto o usuário quanto a operadora. Caso seja detectado algum descumprimento de obrigação, a prestadora poderá ser multada.
Como abrir arquivos do Microsoft Office pelo iPhone
Daniel Damas -
Reportagem feita a partir de dúvida de leitor; saiba mais
Uma das novidades trazidas pelo iPhone 3G foi o suporte a arquivos de programas da Microsoft, como Word (.doc e .docx), Excel (.xls e .xlsx) e PowerPoint (.ppt e .pptx). Também dá para abrir arquivos de texto (.txt) e informações de contatos (.vcf).
Por meio do próprio aplicativo de e-mail embutido no smartphone (e também no iPod touch), é possível visualizar o conteúdo desses documentos, além dos principais formatos de imagem (.gif, .jpg e .tiff) e do pacote iWork, da Apple. Para abrir um arquivo, basta clicar no anexo, que será primeiro descarregado para o celular.
Além disso, existem aplicativos de terceiros, disponíveis na loja virtual App Store, que permitem transferir arquivos do computador para qualquer um dos dois dispositivos. São diversas opções, entre as quais o Air Sharing (US$ 6,99), FileMagnet (US$ 4,99), MobileStudio (US$ 1,99) e DataCase (US$ 6,99). Outros programas, como o MobileFiles e o Files lite (nas fotos), são gratuitos.
Eles funcionam como um gerenciador de arquivos, listando aqueles conteúdos que estão armazenados no dispositivo móvel.
Para obter esses programas, é preciso acessar a App Store a partir do celular ou do iPod touch e fazer o respectivo download. Outra alternativa é usar o iTunes (a partir da versão 8) no computador.
Por meio desses programas ou usando a função de e-mail do iPhone, não é possível, porém, editar o conteúdo. A função não é muito comum e está presente em poucos smartphones à venda no mercado, grande parte deles voltada ao mercado corporativo. O aparelho da Apple, ao menos por enquanto, não é um deles.
Leis e serviços que protegem os consumidores de telecomunicações
Juliana Oliveira
O Brasil tem mais de 190 milhões usuários de serviços de telecomunicações divididos entre fixo e móvel, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Porém a quantidade de clientes também reflete no índice de insatisfação desses consumidores. A boa notícia é que estão surgindo novas regras e serviços em favor desses consumidores, que devem conhecer seus direitos.
Segundo a Fundação Procon-SP, de janeiro a dezembro de 2008, foram registradas 2.330 reclamações sobre as empresas de telefonia móvel e 6.629 sobre as fixas. De acordo com a Anatel, nos dez primeiros meses do ano passado, os usuários ligaram para central 0800 33 2001 e apresentaram diversos tipos de enfrentados: cobrança indevida, falta de resolução no reparo dos produtos e promoções divulgadas, mas que não eram cumpridas.
Ainda assim, segundo Rodrigo Daniel dos Santos, consultor jurídico do Instituto Brasileiro Estudo e Defesa das Relações com o Consumidor (Ibedec), o consumidor precisa conhecer mais os seus diretos e lutar por eles. “Acontece que muita gente deixa de reclamar, pois acredita que não vai conseguir nada. Isso causa uma sensação de impunidade tanto da parte de quem é desrespeitado quanto pelas empresas (teles), que continuam agindo da mesma maneira”, afirma.
Santos lembra que quando uma reclamação já passou pela operadora e pelos órgãos de defesa do consumidor, mas não foi solucionada, a alternativa é recorrer à Justiça. “Poucos fazem isso”, diz. O consultor ressalta que ações de até 20 salários mínimos podem ser resolvidas no juizado especial e dispensam a necessidade de advogado. “Além de ser um trâmite mais ágil do que entrar na Justiça convencional”, esclarece.
Mas antes de achar que o negócio é ter sorte para não ser prejudicado por sua operadora, saiba que existem leis e serviços que favorecem o cliente. O WNews levantou alguns que podem servir de auxílio:
Regras para os SACs
Um dos assuntos mais comentados no final de 2008 foi a lei do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), que chegou para amenizar a vida de quem liga para os call centers em busca de solução para seus problemas e fica sem resposta. De acordo com a Lei 6.523/08, as centrais precisam funcionar 24 horas em todos os dias da semana, reduzir o tempo de espera para no máximo um minuto, colocar a opção de o cliente falar diretamente com o atendente e facilitar a operação para cancelar serviços ou registrar queixas.
Em caso de descumprimento das normas, as empresas estarão sujeitas ao pagamento de multas de R$ 200 a R$ 3 milhões. O valor será calculado de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
Fim da propaganda durante ligações
E sabe aquele momento em que você está bem insatisfeito com a operadora e, ao ligar para a central de atendimento, além de ficar esperando para ser atendido ainda é obrigado a ouvir uma propaganda? Isso não será mais permitido. A lei 11.800/08 do governo federal, que teve o parágrafo acrescentado ao Artigo 33 do Código de Defesa do Consumidor impede que as operadoras veiculem propagandas durante as chamadas recebidas.
Bloqueio de ligações indevidas
Os paulistas poderão cadastrar seus telefones para deixarem de ser incomodados por aquelas empresas de call center, que ligam para empurrar cartão de crédito, serviços bancários ou vender qualquer outro produto. O governador José Serra regulamentou em dezembro a Lei 13.226/08 que cria o Cadastro para Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing.
O cadastro, em fase de desenvolvimento pelo Procon-SP, estará disponível no site a partir de 31 de março. Mas se preferir, o cidadão poderá comparecer em qualquer posto do Poupatempo do Estado.
Pela norma, a pessoa que mesmo cadastrada ainda assim receber alguma ligação sem ter solicitado poderá comunicar, em até 30 dias, a ocorrência ao Procon-SP. A punição será de acordo com Código de Defesa do Consumidor.
Portabilidade Numérica
Até o momento, mais de 107,5 milhões de usuários residentes nas 48 localidades de 18 Estados de (SP, MG, BA, PR, AM, PB, RS, GO, AL, CE, RN, AC, ES, MS, MT, MA, SC e RO) já podem trocar de operadora sem precisar alterar o número de telefone. Pelo sistema, o consumidor insatisfeito com a sua prestadora de serviços pode mudar para outra operadora e levar o seu número.
Muitos consumidores já migraram de empresa desde o início da portabilidade numérica que começou em 1º de setembro de 2008 e pelo cronograma da Anatel deve encerrar em 2 de março deste ano. A única restrição no momento de alterar a prestadora de serviço é que é necessário que o DDD (código de área) seja o mesmo.
Sistema identifica operadora pelo número de telefone
A portabilidade numérica deixa algumas pessoas confusas por não saberem para qual operadora estão ligando. Um sistema desenvolvido pela Associação de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), entidade administradora da portabilidade numérica no país, reconhece a empresa responsável pelo número de telefone.
Para utilizar o serviço é preciso acessar a página da entidade e clicar no link “Consulta da operadora”. À medida que os usuários trocam de operadora, a companhia afirma que a base de dados é atualizada.
Desbloqueio do aparelho celular
Atualmente está cada vez mais comum comprar um aparelho desbloqueado, apesar de o custo ser mais alto. Mas com a determinação da Anatel, quem ainda tem um celular que só pode usar um único chip, pode ir à sua operadora e pedir a liberação do terminal.
Outro fator que contribuiu para que o consumidor busque aparelhos destravados foi a entrada da operadora Oi em São Paulo. A venda de chips a preços promocionais, com uso grátis por três meses, fez com que muitos clientes batessem às portas de suas prestadoras exigindo o desbloqueio.
Por fim, coloque a boca na web
Se além do Procon, da Anatel e de outros órgãos de defesa do consumidor, a insatisfação continuar e por isso você deseja que outras pessoas saibam os problemas que vem enfrentando com a empresa, a solução é utilizar a internet. Recentemente, o Buscapé, site de comparação de preços, lançou o serviço batizado de Confiômetro. O espaço divulga a opinião do usuário e em caso de reclamação, a queixa é enviada à respectiva empresa.
Além do Confiômetro, há outros dois sites bem conhecidos: Reclame Aqui e Nunca Mais. O primeiro lançou uma ferramenta que tende a ajudar ainda mais o consumidor. Por meio do recurso Atenda Brasil, é possível gravar a ligação do SAC. Para utilizá-lo, é preciso contatar um dos telefones da central que constam na página e digitar o código da operadora, especificado também no portal. A ligação é transferida automaticamente para empresa reclamada.
Microsoft lançará loja de software para celular, diz jornal
NOVA YORK (Reuters) - A Microsoft planeja oferecer novos programas e serviços para aparelhos celulares, incluindo um "bazar online" de software, informou o Wall Street Journal no domingo.
O bazar online será para aparelhos que utilizam o sistema operacional Windows Mobile, informou o jornal, citando pessoas familiares com o assunto.
A Microsoft também lançará em breve nova versão do Windows Mobile, que terá uma "interface mais sofisticada", de acordo com a matéria.
Na última sexta-feira, a companhia começou um lançamento limitado do serviço "My Phone", que sincroniza informações como contatos e compromissos de agenda de um celular para um site protegido por senha.
Um representante da Microsoft não estava imediatamente disponível para comentar.
TUTORIAL - Descubra se há problemas com a bateria de seu notebook
Antes de se revoltar com o tempo que a bateria de seu notebook aguenta, é preciso certificar-se de que essa duração está realmente aquém do previsto. Afinal, a sua insatisfação deve ter como parâmetro aquilo que o fabricante prometeu. Atualmente, existem baterias que possuem desde três células (que duram pouco mais de 1 hora) até oito células (que podem durar cerca de 4 horas).
Para saber se há problemas com a autonomia de que você dispõe, o professor de engenharia da FEI Ricardo Hauch recomenda dois tipos de testes com a bateria do seu notebook.
Duas análise possíveis
A primeira maneira de verificar a autonomia da bateria é conferir quanto tempo ela conseque deixar o equipamento funcionando. Com a bateria carregada ao máximo, ligue o laptop e deixe-o em repouso - com a tela acesa e sem rodar aplicativos sobre o sistema operacional. Assegure-se de que o equipamento não está programado para entrar em hibernação passado algum tempo de inatividade.
Marque no relógio quanto tempo a carga da bateria demora para acabar, isto é, espere até que a máquina desligue sozinha.
Só após obter esse número, compare-o com a duração da bateria indicada no manual pois essa especificação, em geral, corresponde ao notebook em repouso (por mais estranho que isso possa parecer), e não reproduzindo vídeos e executando inúmeros aplicativos, por exemplo.
Em todo caso, verifique se há observações no manual sobre as condições de uso da máquina em que a previsão de duração da bateria deve ser cumprida.
Uma segunda alternativa é um procedimento que exige disciplina e uma boa percepção por parte do usuário. Crie uma planilha no Excel e vá anotando a duração de todos os ciclos de sua bateria.
Após alguns meses faça uma análise ponderada dos números, levando em conta o tipo de uso que fez da máquina nas diferentes medições. Isso porque os variados recursos de um notebook demandam quantidades distintas de energia.
Por exemplo, a gravação de CDs e DVDs é uma das atividades que mais gastam energia por causa da ativação do canhão de laser de gravação do driver. Ou mesmo a simples reprodução de filmes em DVD exige demanda desempenho do processador e consequente gasto de energia.
Utilizando-se essas funções mais pesadas, é claro que a duração da bateria tende a ser menor. A questão aqui é a de constatar uma possível queda nessa duração apesar de não haver alteração na demanda dos recursos do notebook.
Problemas e soluções
Se você constatou que, de fato, a bateria de seu notebook não está durando tanto quanto deveria, é hora de tentar diagnosticar e resolver a causa.
O professor Hauch prevê basicamente quatro possíveis origens para o problema.
Problema 1: bateria velha
Hauch diz que, com o tempo, alguns dos componentes líquidos da bateria podem secar e colar uns aos outros, prejudicando o desempenho do dispositivo. No entanto, ele alerta que, salvo casos de uso desmesurado, isso não deve ocorrer antes de pelo menos 1 ano e meio de vida da bateria.
Solução: Nesse caso, não restam alternativas ao usuário além de trocar o dispositivo. Consulte as condições da garantia dadas pelo fabricante, pois você pode ser contemplado ou receber desconto em caso de troca.
Problema 2: mecanismo de segurança
As baterias possuem um recursos de segurança que não deixa que elas zerem totalmente sua carga e nem que alcancem seu carregamento total para que não corra o risco de explodir. O mau funcionamento desse recurso pode fazer com que uma bateria receba muito menos energia do que pode ou então que o notebook desligue apesar de ainda haver carga considerável na bateria.
Solução: Nesse caso, existe um trabalho de prevenção indicado pelo professor: a cada 30 ciclos de uso, recomenda-se fazer uma carga e descarga total da bateria em seqüência. Isso faria a bateria se lembrar de sua real capacidade, evitando que se vicie em certos níveis de carregamento. Esse procedimento aliás, pode servir como tentativa de reparo. Quando detectar um rendimento menor em sua bateria, realize uma carga e uma descarga completas seguidas e veja se a autonomia melhora. Se não surtir efeito, a opção que resta também é a troca da dispositivo, pois o chip responsável por essa função custa quase que o preço total da bateria.
Problema 3: mau funcionamento do hardware
Curto-circuitos de pequena intensidade no hardware farão o consumo total de energia de seu notebook ser maior.
Solução: Tanto o diagnóstico quanto reparo deve ficar a cargo de uma assistência técnica especializada.
Problema 4: superaquecimento
Questões relacionadas relacionadas ao cooler , dispositivo responsável por manter a temperatura interna do computador em níveis aceitáveis.
Solução: O usuário deve verificar se não está fazendo uso de seu notebook em uma posição ou acomodação que desfavoreça a circulação de ar; evite, por exemplo, apoiar o laptop em uma almofada, pois isso obstrui as saídas de ar, sobrecarregando as ventoinhas, consumindo mais bateria. Da mesma forma, fique de olho na higienização do notebook. Uma camada de poeira sobre o dissipador atrapalha a troca de calor com o ar, fazendo com que a ventoinha trabalhe mais para garantir a refrigeração. Posicionar com cuidado um aspirador de pó na saída de ar do notebook (sem abrir o equipamento!) pode ajudar a tirar o excesso de poeira.
Fonte: Yahoo tecnologia